Abertura da agenda cultural de 2023 da Câmara conta com exposição e música

A Câmara Municipal de Itatiba retoma suas atividades culturais em fevereiro. O Espaço Benedito Campos Pupo – “Dito Pinhá”, que abriga iniciativas artísticas diversas, recebe a partir do dia 02/02 sua primeira exposição do ano. A série “Pedaços”, da artista e jornalista Karen Menegheti, reúne colagens feitas com papel em temáticas variadas.

A exposição será aberta às 16h. O público presente poderá conferir, ainda, pocket show com a banda “A Ladeira”. O grupo é formado por Carolina Di Beo, nos vocais; Thomás Bertho, no violão; e Giovani Imperatrice, na percussão. A afinidade musical do trio é marcada pelo encontro de diversos gêneros da música popular, como o samba, o forró e a bossa nova, e uma imensa vontade de percorrer essas linguagens, a fim de tornar a cultura e o passado vivos. Seja resgatando repertórios antigos ou mesclando sons mais recentes, eles acreditam na potência que a música popular tem de tocar e sensibilizar as pessoas de forma atemporal.

Exposição “Pedaços”

As obras, que foram produzidas de 2019 a 2023, abordam temas como política, feminismo, cultura e biologia. O trabalho busca refletir o deslocamento de subjetividades, corpos, objetos e lugares por meio da desconstrução e reconstrução propostas pela própria linguagem da colagem.

Karen Menegheti é jornalista e pós-graduada em Fotografia. Foi servidora da Câmara de Itatiba por seis anos e, agora, está à frente do jornalismo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Seu interesse em se expressar por meio da colagem em papel surgiu a partir da atividade de clipagem – seleção, recorte e colagem de matérias jornalísticas na área de assessoria de imprensa. Na colagem, já foi selecionada em diversos desafios do ramo no Instagram, em perfis como Februllage (51 mil seguidores) e Sociedade Brasileira de Colagem (16 mil seguidores). Trabalha temáticas diversas e experimentais, com destaque para o rearranjo de corpos, espaços e conceitos.

Interatividade

Durante a permanência da mostra, quem visitar a Câmara Municipal de Itatiba pode interagir com a exposição. Uma mesa disposta no saguão contará com materiais para a realização de colagens, que podem ser livres ou temáticas, seguindo um roteiro pré-elaborado disponível no espaço. Públicos de diferentes idades podem participar da experiência. A iniciativa da Casa é incentivar as habilidades artísticas por meio da arte da colagem, além de propor uma interação com a exposição vigente e com o próprio espaço da Casa de Leis.

Serviço

O quê: Exposição “Pedaços”, de Karen Menegheti; e Pocket Show com a banda “A Ladeira”

Quando: Abertura em 02/02, às 16h; a mostra segue até 28/02, das 9h às 17h

Onde: Espaço Benedito Campos Pupo – “Dito Pinhá”, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho