Abertura da exposição “Natureza Viva” é um sucesso

Ontem (11), o Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba sediou a abertura da mostra “Natureza Viva”, do artista plástico Floberto Borges. As obras reúnem um recorte de suas vivências por vários lugares, como Foz do Iguaçu, Rondônia e Canadá. O público pode conferir gratuitamente as pinturas até 31 de maio, das 9h às 17h.

“É papel desta edilidade prestigiar o trabalho deste grande artista, que escolheu Itatiba para viver e aqui dar continuidade à sua obra. A Câmara permanece aberta a esse tipo de evento, promovendo e democratizando o acesso à cultura em nossa cidade”, disse Hiroshi Bando, vice-presidente.

“Quero agradecer a presença de todos e também da Casa por ceder esse espaço maravilhoso para expor minhas telas. Lembro também, neste momento, de parabenizar todas as mães, em especial à minha, que não pode comparecer”, disse Floberto Borges. Em nome de sua mãe, recebeu a homenagem Zulmira Borges, irmã do artista.

A mostra “Natureza Viva” tem apoio dos veículos de imprensa CRN, Jornal de Itatiba Diário e ITV Brasil. Dentre os patrocinadores estão: Arte Telas Brasil, Dolce Famiglia, Germânia Itatiba, Ita Fest Adega e Meu Salgado Favorito.

Biografia

O grande sucesso desse paulistano é fruto de muito trabalho e dedicação. Apesar da paixão pela arte ter brotado ainda na infância, Borges enfrentou vários desafios durante a carreira. Inspirado num escultor jundiaiense, começou menino como artesão, depois passou a entalhador, escultor de madeira e ferro e foi percorrendo várias tendências até chegar à pintura em 3D.

O salto para a carreira ocorre na adolescência, quando saiu do país em busca de aprendizado e aperfeiçoamento – formou-se em Artes Plásticas na Universidade de San Fernando, nas Ilhas Canárias (Espanha).

Em sua trajetória artística, bateu três grandes recordes, tendo produzido o maior quadro do Brasil – com 308,10 metros de comprimento por dois de altura; e o maior quadro do mundo, composto por 194 telas. Suas obras fazem parte do acervo de pessoas e instituições de 83 países.