Antonia Nardi Costa é laureada Extremada Mãe do Ano

A noite da última sexta-feira (12) foi de festa na Câmara Municipal de Itatiba. Na ocasião, foi realizada a solenidade de entrega do Título de Extremada Mãe do Ano. A homenageada foi Antonia Nardi Costa, seguindo o decreto legislativo 02/2017. Vereadores, o prefeito municipal Douglas Augusto e familiares prestigiaram a cerimônia.

A escolha da honraria foi feita pela comissão formada pelos vereadores Ailton Fumachi (PR), Hiroshi Bando (PP) e Romanin (Solidariedade).

O presidente da Casa, vereador Flávio Monte (DEM), afirmou que “Dona Antonia é, sem dúvida nenhuma, grande merecedora desta homenagem. Trata-se de pessoa muito estimada, que conquistou, durante a sua vida de virtudes, a admiração, o respeito e o amor das pessoas que com ela convivem”.

Ailton Fumachi, que também é afilhado de dona Antonia, discursou na tribuna. “Quero agradecer em nome da comissão que escolheu a Extremada Mãe do Ano. Ela teve a capacidade de enfrentar todas as dificuldades que surgiram desde que se casou, há 72 anos. A partir desse momento, dona Antonia representa todas as mães do município”.

“Imaginemos como era difícil ser mãe naquela época, morando e trabalhando na zona rural. Nós temos muito respeito pelo legado que a senhora deixa para nós. Parabéns também à Câmara pela escolha. Em nome do Município, parabenizo dona Antonia e desejo felicidades a todas as mães de Itatiba”, disse o prefeito Douglas Augusto.

Dirceu Costa, filho da homenageada, lembrou da importância do título. “A homenagem de hoje é um ato solene muito importante, que existe há 39 anos. É uma consideração que merece nossos cumprimentos. Esse reconhecimento de Itatiba nós sempre tivemos pela senhora”. Em seguida, a filha Maria Lúcia fez a entrega de flores em nome da família.

Antonia agradeceu as homenagens prestadas: “Muito obrigada a todos os vereadores que fizeram essa homenagem. Parabéns também a todas as mães de Itatiba”.

Criada por meio da resolução 01/1978, pelo então presidente da Câmara, Manoel Massaretti, o título de Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial que completa 39 anos em 2017.

Biografia

Antonia Nardi Costa nasceu em Itatiba, em 25 de Abril de 1923, no sítio Ribas, no bairro Encosta do Sol. É filha de Antonio Nardi e Cesira Tolini.

Juntamente com seus pais e 10 irmãos, trabalhou na lavoura de café e uva. Casou-se aos 22 anos de idade com Antonio Costa, morando no Sítio São Pedro, também no Encosta do Sol, onde nasceram seus sete filhos: Pedro, Reinaldo, Rubens, Dirceu, José, Edvaldo e Maria Lúcia.

Sempre cuidando do lar e dos filhos, trabalhou incansavelmente ao lado de seu marido na lavoura, plantio e colheita de frutas diversas.

Quando veio para a cidade, morou no bairro Engenho e, atualmente, vive no Alto de Fátima, perto dos familiares. Juntamente com seus 14 netos e sete bisnetos, completou 94 anos de idade no dia 25 de abril.