Aprovados todos os projetos da Sessão de ontem

Na 111ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba, ocorrida nesta quarta (12), quatro projetos de lei foram aprovados.

Foi discutido, em primeiro turno, o PL 27/2019, do Executivo, que institui o Domicílio Tributário Eletrônico Municipal. O DTEM é um ambiente eletrônico onde serão postadas e armazenadas as correspondências de caráter oficial dirigidas ao contribuinte e este poderá tomar ciência, responder, apresentar defesas, anexar documentos, entre outras medidas.

O projeto recebeu parecer favorável de duas comissões competentes: Justiça e Redação; e Economia e Finanças. Em seguida, foi aprovado com nove votos favoráveis e cinco contrários (Fernando Soares, Leila Bedani, Sérgio Rodrigues, Sidney Ferreira e Thomás Capeletto).

Também em primeira discussão, por adiamento, os vereadores apreciaram o PL 17/2018, de Deborah Oliveira (Cidadania), Leila Bedani (PV) e Roselvira Passini (DEM). A matéria institui o Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família. É voltado à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva dos agentes comunitários de saúde.

Três comissões emitiram parecer favorável: Justiça e Redação; Economia e Finanças; e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Por unanimidade de votos, o projeto foi aprovado.

Festejos no município

Entrou em pauta o PL 29/2019, do Executivo, que inclui eventos no Calendário Oficial do Município. A festa “Adora Itatiba” será realizada anualmente no dia 2 de novembro, e, a festa de Corpus Christi, 60 dias após o domingo de Páscoa. Caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a promoção e divulgação dos eventos.

A matéria passou por três comissões: Justiça e Redação; Economia e Finanças; e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Em primeiro turno, todos os vereadores foram a favor do projeto. Ao final da Sessão, foi realizada Extraordinária para apreciação em segundo turno, onde a votação se manteve a mesma. Agora, o projeto segue para a sanção do Executivo.

Segunda discussão

Já em segundo turno, foi apreciado o PL 98/2018, de Deborah Oliveira, que dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao assédio sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo no âmbito municipal.

Deverão ser fixados, pelas empresas de transporte coletivo, adesivos nos terminais de transbordo e no interior dos veículos, contendo orientações acerca das medidas a serem adotadas pelas vítimas de assédio sexual para identificação do agressor e para efetivação da denúncia perante as autoridades competentes, bem como peças publicitárias acerca da temática.

Na votação, a matéria passou com aprovação de todos os edis.

Licença

Foi apresentado projeto de resolução 03/2019, da Mesa Diretora. A matéria concede licença do cargo ao vereador Du Pedroso (Cidadania), pelo período de 30 dias, por motivos pessoais. Em seu lugar, assumiu Paulo Bozzi (Cidadania).

Requerimentos e indicações

Durante o Expediente, os vereadores aprovaram um requerimento (132/2019) solicitando informações à Prefeitura quanto a falta de escovas de dente no trabalho de prevenção à cárie dentária. Também foram encaminhadas 37 indicações (902 a 938/2019) de providências ao Executivo Municipal. As proposituras podem ser consultadas no site da Câmara: www.camaraitatiba.sp.gov.br/proposituras.