Brasão de Itatiba é atualizado

Em Extraordinária, realizada na última quarta-feira (14), o Plenário aprovou, em dois turnos, o PL 149/2022. De autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itatiba, a matéria dispõe sobre a instituição, a forma e a apresentação dos Símbolos do município.

O projeto é resultado de um estudo feito por uma comissão especial, formada por meio da portaria 11/2022, para correção do Brasão de Armas, que apresentava incorreções diversas. A matéria, ainda, visou consolidar a instituição dos Símbolos do município.

O Brasão de Armas agora está em conformidade com as regras da heráldica, com traços atuais, sem, no entanto, perder a essência original. Dentre as mudanças, destaca-se a cor da torre, antes dourada e, agora, ganhando a cor prata. O número de torres também mudou. Antes, o número representava vila; após as alterações, elas passam a representar a cidade. As torres fazem parte da Coroa Mural, que é o símbolo da municipalidade.

Além da Coroa Mural, o Brasão é constituído por outros elementos. Ao centro, a águia com seus grilhões partidos representa a liberdade. Em seu peito, o escudete com a flor de lis simboliza o poder de Nossa Senhora, padroeira da cidade. Nas laterais, estão entrelaçados os principais produtos agrícolas do município – a uva e o café. A parte superior do escudo, em vermelho, representa a defesa dos mais fracos e a luta pela abolição da escravatura. Logo abaixo, o mantel, em cor dourada, simboliza a riqueza. O campo verde faz alusão à esperança, sempre presente nos habitantes; e sua forma de colina indica a situação topográfica da cidade. A caixeta ondulada representa o Ribeirão Jacaré, que corta a cidade. As pedras remetem ao nome do município em tupi (“ita”: pedra; “tyba”: muita). Por fim, o lema na parte inferior, “Força, Trabalho e Liberdade”, traduz os valores que impulsionaram o povo de Itatiba.

A comissão especial que realizou os trabalhos de correção do Brasão de Armas foi formada por Ocimar João Rabechi, Dr. Marcos Rodrigues Chaves, Paulo Henrique Degani, Maria Emília Sanfins, Prof. Dr. Luiz Soares de Camargo, Dr. Diego José de Freitas e Lêda Célia Ribeiro, diretora geral da Câmara.

O presidente Ailton Fumachi salientou a importância deste trabalho. “Posso afirmar que foi uma tarefa minuciosa de muitas pessoas ligadas à cultura e história de Itatiba. Agradeço a imensa colaboração de todos que participaram desta comissão e fico feliz em entregar o resultado final deste trabalho ao município, que com certeza, entra também para a história de nossa cidade”, reforçou.