Capoeiristas se reúnem pelo ‘Dia do Capoeirista’ em grande roda comemorativa

Vários praticantes de capoeira de Itatiba e região ressoaram seus berimbaus e demais instrumentos para celebrar o Dia do Capoeirista, comemorado nesta quarta-feira (03).

A roda de celebração, que aconteceu na área de acesso ao Teatro Ralino Zambotto – ‘Praça Juliana Alexandre’ -, faz parte da programação da Semana do Capoeirista, realizada pela Câmara Municipal de Itatiba, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município. O intuito de comemorar esta data é manter vivo esse patrimônio cultural e imaterial afro-brasileiro que está em mais de 150 países e se tornou a ‘arte’ que mais divulga a língua portuguesa no mundo.

A capoeira, que é uma das manifestações mais fortes da cultura popular, unindo dança, música, dramatização, brincadeira, jogo e espiritualidade, não poderia deixar de ser celebrada pelo Poder Público nesse dia, que é, para os capoeiristas, uma conquista ao longo dos anos. E com esse pensamento de que cada vez mais os espaços públicos sejam utilizados para as manifestações culturais de nossa cidade, a ‘Praça Juliana Alexandre’ foi tomada de energia e história viva em cada uma das cantigas entoadas.

Ao final da roda, todos foram convidados a conhecer a exposição “A Capoeira Brasileira”, aberta para o público no Espaço Dito Pinhá, da Câmara.

A Câmara Municipal de Itatiba agradece a presença e participação do Professor Wolverine, Mestre China, Mestre Laércio Silva, Contramestre Preto, Professor Lobinho, Professor Chorão, Professor Rafael, Monitor Pipoca de Curitiba, Graduado Buchecha de Bragança Paulista, Professor Afonso (Cowboy) de Morungaba, bem como dos alunos(as) das Escolas, Grupos e Associações da Capoeira de Itatiba.