Educação para as diferenças é tema do 2º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ nesta quinta (22)

O evento contou com palestra da advogada e escritora Patrícia Mannaro

Nesta quinta-feira (22), foi realizado o 2º Simpósio de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ de Itatiba. O evento, que aconteceu no Teatro Ralino Zambotto, foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Itatiba em colaboração com a ARCO – Associação Realidades Coloridas de Itatiba. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, Centro de Artes Kinisi e a Universidade de São Francisco – USF Itatiba.

Estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores Luciana Bernardo e William Soares; o secretário municipal de Cultura e Turismo de Itatiba, Luís Soares de Camargo; além de Jamerson Videoli, presidente da ARCO.

Durante a abertura, Luciana Bernardo, idealizadora do evento, enfatizou que o objetivo central do Simpósio é promover discussões sobre a relevância da temática LGBTQIA+ no contexto educacional e a importância de lutar pelos direitos das minorias, promovendo a diversidade e a inclusão no âmbito educacional. “É necessário reconhecer e valorizar a singularidade de cada indivíduo, independentemente de suas características, origens ou identidades, no ambiente escolar. Todos devem ter igualdade de oportunidades, inclusive dentro dos espaços de poder”, ressaltou a vereadora.

Em discurso, Jamerson Oliveira, presidente da ARCO, defendeu a urgência da discussão das pautas LGBT em todas as esferas, principalmente, nas escolas – lugar de formação de crianças e jovens. “É muito importante realizarmos cada vez mais ações, sempre buscando, além de unir a nossa comunidade, trazer mais aliados à nossa causa. Até porque o Brasil ainda enfrenta desafios alarmantes em relação à violência e à discriminação contra essas pessoas”, afirmou.

O Secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, explanou sobre a relevância da diversidade para a manutenção de uma sociedade saudável. “A diferença é positiva para a vida em sociedade. O respeito às diferenças nos faz viver melhor, em harmonia”, disse o gestor municipal.

Representando a Câmara Municipal de Itatiba, realizadora do simpósio, o presidente David Bueno, saudou a todos os presentes e explanou sobre a alegria de disponibilizar os espaços da Casa Legislativa para eventos de todas as causas. “A Câmara está aberta a todos e respeita todos os segmentos da sociedade. Tudo que possa trazer melhorias e mais qualidade de vida para a nossa população merece nosso empenho”, reforçou o vereador presidente.

Antes da palestra, alunos do Centro de Artes Kínisi, dirigidos pelo proprietário da escola e coreórafo, Sandro Zambonini, apresentaram um número de dança contemporânea. A coreografia executada na noite, intitulada “Chico”, foi inspirada na vida e obra do médium Chico Xavier.

Palestra “Educando Para as Diferenças”

A palestra intitulada “Educando para as diferenças”, ministrada pela advogada e escritora Patricia Manaro, traz debate sobre a necessidade de uma educação inclusiva nas escolas do Brasil. A apresentação foi fundamentada em seu livro, resultado de anos de pesquisa, na qual ela examina a construção de uma política pública de educação inclusiva na Escócia. O país nórdico foi primeiro do mundo a incluir a história da comunidade LGBTQ+ em seu currículo escolar e a tratar o bullying como sendo algo nocivo capaz de desencadear sérios danos à saúde mental de crianças e adolescentes.

“A escola deve ser um lugar de desconstrução de preconceitos e precisa promover debates sobre educação sexual para acolher crianças e jovens e suas diversas construções sociais e orientações sexuais” afirmou a escritora.

Patrícia Mannaro é coordenadora Geral de Direitos Humanos de São Paulo; comprometida com a promoção da igualdade e inclusão. Autora do livro “Os Caminhos da Formulação de Políticas Públicas da Scotland’s LGBT Inclusive Education”, professora, pesquisadora e conselheira em comissões de direitos humanos e diversidade.