Emoção, alegria e superação embalam abertura de exposição na Câmara

0
787

A segunda edição de “Um Toque de Esperança” foi aberta na noite de ontem (6) com a presença de autoridades e grande público

Foi aberta, na noite de ontem (6), a exposição “Um Toque de Esperança”, no Espaço Dito Pinhá, da Câmara Municipal. A mostra fotográfica reúne, em sua segunda edição, o olhar sensível da fotógrafa Elza Carrara com os semblantes vitoriosos de dez mulheres que venceram a luta contra o câncer. Os painéis de Elza pretendem, além de conscientizar a população para a importância dos cuidados com a saúde, incentivar o aumento da autoestima das mulheres que passaram e passam pela doença.

A exposição integra a campanha do Outubro Rosa 2022, realizada pela Câmara em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura. Estiveram presentes no evento de abertura o presidente da Câmara, Ailton Fumachi; os vereadores Dr. Ulisses, Juninho Parodi, Leila Bedani e Washington Bortolossi. Da Prefeitura, compareceram o prefeito Thomás Capeletto e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo. Em peso, estavam, ainda, representantes da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba. Integrantes do Conservatório Municipal Professora Alba Panzarin Degani completaram a noite com apresentação de clássicos da música.

Aceitaram o desafio deste ensaio fotográfico as modelos: Adriana Machado Giaretta, Elisabete Conde, Giseli Fernanda Morais Dalcin, Juliana Rampazzo Cesarini, Lucia Helena da Silva Xavier Ventura Pupo, Maria Conceição Fonseca Marim, Maria Hilda Farias de Lima Mourão, Marilia Ordine Flaibam, Regina Mammana Savietto e Simone Cristina Justino Nascimento da Cruz.

Para a realização das fotos, a mostra contou com a ajuda das seguintes apoiadoras: Ingrid Carvalho Beauty, Karina Saab Flores e Decor, Espaço Las Chicas e Wandda’s Fashion Hair. O público pode conferir este trabalho aqui na Câmara até o dia 18. Após esta data, a exposição segue para o Paço Municipal Prefeito Ettore Consoline, a partir do dia 20, onde ficará aberta para visitação até o final de outubro.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

Falas

Da Rede, Nice Penteado, vice-presidente da instituição, lembrou da necessidade de realização dos exames preventivos. “A prevenção é o melhor remédio. Todo ano é preciso que mulheres e homens façam seus exames a fim de estarem em dia com sua saúde. Quanto antes um câncer é diagnosticado, maior são as chances de cura”, disse.

Muito emocionada, Adriana Giaretta falou em nome de todas as modelos. Na oportunidade, contou sua história de vida e como está lutando contra o câncer de mama. “Com o amparo da minha família, eu consegui me cuidar e reestabelecer minha saúde. Também foi crucial em meu processo de cura o meu grupo de apoio, que reúne mulheres com o mesmo diagnóstico. Lá damos força uma para a outra”, declarou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo, ressaltou a importância do bom-humor nesta batalha. “Somos seres sociais e a alegria tem que fazer parte de nossas vidas em todos os momentos. Ela ajuda e muito na recuperação daqueles que sofrem com enfermidades”. Outro ponto levantado pelo gestor foi a ciência. “Temos que valorizar a ciência e seus avanços; a pesquisa nas grandes universidades; e toda esta cadeia que contribui para proteger a população”, pontuou Luis.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

“As fotos aqui expostas transmitem vitória. Obrigada às modelos por emprestarem seus rostos e almas para passar a mensagem de que é possível vencer o câncer. Eu estou muito feliz porque, do ano passado pra cá, conseguimos inaugurar a Clínica Oncológica, que permite aos pacientes com câncer realizarem seus tratamentos aqui na cidade, sem precisarem se deslocar para outros municípios. A clínica, hoje, já é uma referência na região, atendendo 35 cidades ao redor de Itatiba. O que é um grande avanço”, discursou o prefeito Thomás Capeletto.

Por fim, falou o presidente da Câmara, Ailton Fumachi. O vereador destacou o apoio do legislativo nesta causa. “Estamos repetindo este evento, devido ao sucesso obtido no ano passado. Acredito ser de suma importância tratarmos constantemente da necessidade dos cuidados com a saúde. Parabenizo a bravura das nossas modelos desta edição. No olho de cada uma de vocês está o brilho da vida, da esperança e da luta. Longa e saudável vida a todas”, finalizou Ailton.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

Confira a programação do Outubro Rosa 2022

11/10 (terça-feira) Palestra “Autoestima e autocuidado, um toque de amor”, com a psicóloga Meicy Fuji

13h30

Local: Centro de Convivência do Idoso – CCI (Tv. Ângelo Perdão, s/n – Jardim Vitória)

12/10 (quarta-feira, feriado)

18h – Música Rosa em Movimento pelas ruas da cidade

17/10 (segunda-feira) Aula inaugural do Curso Repara Mulher – programa FormAção

13h – Curso profissionalizante exclusivo para mulheres, que traz técnicas básicas de hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura

Local: Centro de Formação Profissional Domingos Franciscon (Av. Marechal Deodoro, 434 – Centro)

*Inscrições antecipadas a partir de 30/09. Vagas limitadas

18/10 (terça-feira) Casa Rosa recebe:

9h – Palestra “Pacientes Oncológicos e Atividade Física – Mitos e Benefícios”, com a oncologista Ana Flávia Zuntini

13h – Piquenique

Local: Casa Rosa da Mulher (Av. Expedicionários Brasileiros, 90 – Centro)

19/10 (quarta-feira)

15h – Chá Beneficente da Rede de Combate ao Câncer

Local: Fazenda Dona Inês (Estrada Itatiba-Valinhos, s/n – Bairro dos Cocais)

18h – Música Rosa em Movimento pelas ruas da cidade

20/10 (quinta-feira)

10h – Exposição de Fotos Um Toque de Esperança – 2ª Edição, no Paço

Local: Centro Administrativo Ettore Consoline (Avenida Luciano Consoline, 600 – Jardim De Lucca)

15h30 – Palestra “Descubra-se” para mulheres, com Carla Malavacci – Sebrae/SP

Local: Centro de Formação Profissional Domingos Franciscon (Av. Marechal Deodoro, 434 – Centro)

21/10 (sexta-feira)

9h – Palestra “A importância da odontologia para pacientes com câncer”, com a dentista Natália Autran

Local: Casa Rosa da Mulher (Av. Expedicionários Brasileiros, 90 – Centro)

14h às 18h – Workshop de Automaquiagem (Programa FormAção)

Local: Centro de Capacitação Solidária – Paço Histórico (Praça XV de Novembro, 01 – Centro)

22/10 (sábado) Sábado Rosa

8h às 12h – Unidades de saúde estarão abertas para orientação de prevenção, pedidos de mamografia, testes rápidos de HIV e coleta de Papanicolau (previamente agendada)

23/10 (domingo) Parque Luís Latorre

8h – Corrida Outubro Rosa

10h às 15h – Ação Global

Um domingo especial com saúde, cidadania, bem-estar e entretenimento

– Aconselhamento e teste rápido – HIV

– Artesanato

– Capoterapia, dança do Grupo MAPAM, dança cigana e zumba

– Corte gratuito de cabelo feminino para doação (perucas)

– Cuidados com os cabelos e estética

– Espaço Kids com brinquedos infláveis

– Emissão de guias para mamografia

– Oficinas (absorventes de tecido, turbante, Spa de mãos, massagem relaxante, avaliação e saúde dos pés)

– Oficina Criativa

– Orientações para Planejamento Familiar, prevenção ao câncer em geral e câncer bucal (com Odontomóvel)

Pipoca e algodão-doce gratuitos

– Saúde mental

– Serviços da Prefeitura de Itatiba (CRAS Itinerante – Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, Fundo Social de Solidariedade e Defesa Civil)

– Sorteio de brindes

– Testes de glicemia, aferição de pressão e bioimpedância

– Vacinação contra Covid-19

Parceiros: Colégio Objetivo/Unip, Drogaria Raia, Glaucia Cipriano, Instituto Capelle, Karime Psicóloga, Mari Custódio, Mari Mariano, Mônica Custódio e Unimed Os Bandeirantes

25/10 (terça-feira) Roda de Conversa “Você se conhece?”, sobre sexualidade da mulher, com a psicóloga e sexóloga Erica Rodrigues

14h

Local: Casa Rosa da Mulher (Av. Expedicionários Brasileiros, 90 – Centro)

26/10 (quarta-feira)

18h – Música Rosa em Movimento pelas ruas da cidade

29/10 (sábado) Feira de Artesanato na Casa Rosa

Das 9h às 15h

Participantes: Drogaria Marcelo, Grupo Amizades que Acontecem e Curam, MAPAM, Oficina Retalhos do Coração e Rede de Combate ao Câncer de Itatiba.

Local: Casa Rosa da Mulher de Itatiba (Av. Expedicionários Brasileiros, 90 – Centro)