Entregue à população o Complexo Paisagístico “Miguel Reda”

Cerimônia de inauguração do espaço aconteceu na noite de terça-feira (20)

A Câmara Municipal de Itatiba realizou, na noite desta terça-feira (20), evento de entrega do Complexo Paisagístico “Miguel Reda”. O local, que fica na Praça Juliana Alexandre, em frente ao Teatro Ralino Zambotto, passou por revitalização, ganhando paisagismo, cobertura, esculturas e espelho d’água com peixes ornamentais.

Estiveram presentes na ocasião o presidente da Casa, Ailton Fumachi; os vereadores Hiroshi Bando e Juninho Parodi; familiares do homenageado que leva o nome do complexo; além de colaboradores que trabalharam nas obras do espaço.

O arquiteto Reinaldo Caun, autor das esculturas que figuram no espaço, discursou. “Para mim é uma satisfação muito grande fazer parte desta história. As peças que estão aqui são fruto dos meus estudos em artes plásticas, desenvolvidos durante a faculdade. Como itatibense que sou, fico honrado em poder ter a minha arte para apreciação do público que por aqui passar”, disse.

O filho de Miguel, José Pedro Reda, agradeceu a homenagem ao seu pai. “Quero agradecer ao presidente da Câmara, Ailton, e aos demais vereadores por aprovarem o nome de Miguel Reda para este complexo paisagístico. Toda a nossa família está muito contente”.

Em nome do legislativo itatibense, o presidente Ailton Fumachi comentou a entrega desta obra. “Este ano, o Palácio 1º de Novembro completa 15 anos. É muito gratificante poder realizar tantas melhorias neste patrimônio que é de toda a população. Hoje, com a praça toda revitalizada, ele torna-se um cartão postal de nossa cidade”, declarou o vereador.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

Sobre o complexo

Recentemente, o local, que fica na Praça Juliana Alexandre, em frente ao Teatro Ralino Zambotto, passou por melhorias. A rampa de acesso ao Teatro ganhou cobertura para que o público possa desfrutar das atrações com mais conforto. E a praça recebeu espelho d’água, com peixes ornamentais, e revitalização paisagística, servindo como um local agradável para quem transita por ali.

Duas esculturas em ferro do arquiteto Reinaldo Caun integram o complexo. Tratam-se das obras “Sempiterno” e “Fiorire”, cedidas pelo artista para enriquecer o espaço. A obra “Fiorire”, inclusive, foi criada especialmente para dialogar com a paisagem. Nela está afixado um QR-Code que leva o usuário a uma página no site da Câmara na qual é possível escrever mensagens e compartilhar histórias. A proposta é incentivar as pessoas a contar relatos de suas vidas como forma de perpetuar lembranças.

A denominação do local é fruto de um projeto de lei de autoria do vereador presidente Ailton Fumachi (PL). Trata-se do PL 134/2022, que passou com aprovação na Câmara no mês de dezembro, em dois turnos de discussão.

Quem foi Miguel Reda

O homenageado com o nome do complexo é Miguel Reda. Casado com Olga Bortolazzo Reda e pai de dois filhos (Maurício José e José Pedro), Miguel foi um dos primeiros taxistas da cidade. Trabalhou em prol da comunidade itatibense por 45 anos até se aposentar. Miguel faleceu em 1994, mas deixa um legado de grande contribuição ao município e, agora, terá seu nome e sua história perpetuados no Complexo Paisagístico.