Exposição “Artista Autista” será aberta na Câmara

0
1131

A jovem artista Helena Lucas Nascimento apresentará ao público da cidade suas telas e fotografias na Exposição “Artista Autista” – Arte e Inclusão. A abertura da mostra será no próximo dia 13 (terça-feira), às 16h, e ficará aberta durante o mês de setembro. O evento ocorrerá no Espaço Benedito Campos Pupo – ‘Dito Pinhá’ da Câmara Municipal.

A Exposição que foi classificada em estações “Estação das Artes” reúne aproximadamente 40 trabalhos, dentre os quais estão fotografias, telas e desenhos abstratos e figurativos feitos tanto em tinta acrílica quanto em aquarela. Entre os assuntos retratados, Helena procura mostrar além da natureza sob o seu olhar, a diversidade de etnias, culturas, cores e coisas belas que lhe inspiram.

Sobre a artista

‘A arte de ser artista’, um dom natural que veio com ela.

Foto: Arquivo pessoal da Helena

Helena Lucas Nascimento, tem 17 anos, e começou a pintar aos quatro anos de idade, quando fez sua primeira tela abstrata misturando as cores dos potinhos de tinta guache. Helena foi diagnostica com autismo, transtorno bipolar e disfunção motora aos cinco anos, desde então o trabalho com as artes foi um caminho para seu processo evolutivo. Desenho, cores e formas sempre foram ferramentas de trabalho dos psicólogos, psicopedagogos e os professores que trabalharam com ela na infância. Em meio a esse cenário ela desenvolveu a fala, aprendeu a ler e a escrever. Com o tempo ela foi criando seu próprio estilo artístico evoluindo em cada tela, em cada desenho. O pincel e os lápis dançam em suas mãos como na brincadeira da criança que quer apenas se divertir, sem o compromisso da entrega, sem a obrigatoriedade de uma obra, para ela é apenas diversão. 

Seu talento expandiu as telas de pintura e foi para os palcos do teatro, com 13 anos ela começou a fazer teatro, já se apresentou em 4 musicais com seu grupo de amigos, todos também autistas, do grupo Aut. Mais um cenário das artes que colaborou para seu desenvolvimento pessoal. No palco Helena fez amigos, aprendeu socializar em grupo e desenvolveu a sua atenção compartilhada. 

Helena também ama fotografar, seu estilo é peculiar e angular, não existe um cenário favorito, é simplesmente registrar imagens que pelo seu olhar merecem ser eternizadas.  Helena é uma artista autista, e faz das artes um caminho para sua evolução.

Com o pensamento de mostrar para outras pessoas dentro do TEA – Transtorno do Espectro Autista – que autista pode ser o que quiser, essa exposição foi montada para dar vistas ao trabalho que ajudou no desenvolvimento da menina que hoje já é uma mocinha e que ainda faz das artes ferramentas de melhora cognitiva e social.

Projeto Artista Autista

Idealizado por Adriana Araújo Rodrigues e Michela Lucas, mães de autistas, e sabendo do grande potencial artístico que muitos autistas apresentam, o projeto Artista Autista tem início com a Exposição “Artista Autista” – Arte e Inclusão, e  pretende trazer ao conhecimento público suas aptidões como pinturas, desenhos, artes plásticas, poesias, artesanatos, música entre tantas outras através de exposições em colégios públicos e privados, também em espaços culturais na cidade e alguns pontos comerciais como restaurantes.  A ideia é de que junto destes trabalhos, as pessoas sejam envolvidas com as artes, a inclusão e que conheçam as diversas habilidades que uma pessoa autista possui e apresenta. 

Segundo as idealizadoras, Michela e Adriana, o objetivo ao promover o projeto é dar vista e voz aos vários artistas autistas e que ele sirva de incentivo aos que apresentam talento, mas ainda se encontram desconhecidos. Nada como a arte para ensinar que, a pessoa autista é tão capaz, quanto qualquer outra neurotípica e que ela pode ser o que quiser, inclusive artista!

Serviço

O quê: Exposição “Artista Autista” por Helena Lucas Nascimento

Quando: Abertura: 13/09, às 16h; a mostra seguirá no mês de setembro, das 9h às 17h

Onde: Espaço Benedito Campos Pupo – ‘Dito Pinhá’, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho

Aberta ao público