Exposição “Ceci n’est pas une critique: isso não é uma crítica” chega à Câmara

A partir de terça-feira (18), a Câmara Municipal de Itatiba receberá uma nova exposição no Espaço Dito Pinhá. Além da mostra “Em Busca do Eu Artístico”, da artista Fran, o Palácio 1º de Novembro também abrigará a exposição intitulada “Ceci n’est pas une critique: isso não é uma crítica”. O projeto é desenvolvido pela Troupe Teen do Grupo Encenação em parceria com a Escola da Vinci. O grupo, que é composto por oito alunos com idades entre 11 e 16 anos, tem orientação da professora Juliana Facina.

No mundo do Teatro, há uma atividade em que os alunos transformam um objeto qualquer em outro, por meio de uma encenação silenciosa. O grupo se inspirou na obra de arte de René Magritte intitulada “Traição de imagens”, na qual a imagem de um cachimbo é acompanhada pela frase “Isto não é um cachimbo”, para instigar reflexões e questionar os conceitos de definição e representação da arte.

Quem foi René Magritte?

René Magritte foi um pintor belga do século XX, conhecido por ser um dos principais artistas do movimento Surrealista. Sua arte transcende os limites da realidade, desafiando as convenções artísticas convencionais. Magritte criou um mundo intrigante de imagens surreais, retratando objetos comuns de maneira inesperada e simbólica. Sua famosa obra “A Traição das Imagens desafia a percepção do espectador ao pintar um cachimbo e adicionar a inscrição “Isto não é um cachimbo”. Essa imagem icônica convida o público a questionar a relação entre a realidade e sua representação visual, ilustrando a mente criativa de do artista.

O quê: Exposição “Ceci n’est pas une critique (isso não é uma crítica)”

Quando: Abertura a partir de terça-feira (18)

Local: Espaço Vereador Benedito Campos Pupo – “Dito Pinhá”, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho