Exposição “Cineclube: Histórias e Memórias” é aberta na Câmara

Na tarde desta terça-feira (12), aconteceu a abertura da exposição “Cineclube: Histórias e Memórias” de Alan Duarte, que apresenta uma vasta coleção de peças históricas do cinema brasileiro.

No Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba, a mostra reúne uma série de objetos, como um projetor Phatè Francês datado de 1910, cartazes, álbuns e fitas, entre muitas outras peças antigas e muito bem preservadas.

O evento contou com a presença dos vereadores Washington Bortolossi, Roberto Penteado e Igor Húngaro, além da imprensa local.

Washington, em seu discurso na abertura, enfatizou: “Quero agradecer ao Alan por nos agraciar com essa exposição, trazendo aqui muita história e cultura. Alan é uma figura já extremamente conhecida em nossa cidade, que preserva não só parte da história, mas principalmente a história do cinema da forma como vemos aqui; isso é um privilégio.” Encerrou o vereador.

Para o artista, “é uma lavagem de alma muito grande poder fazer a exposição sobre o cinema. Só tenho gratidão a vocês aqui da Câmara por me proporcionarem esse espaço para expor”, disse Alan.

Sobre o Artista

Alan Duarte, um artista multifacetado de Itatiba, é cantor romântico, comunicador, restaurador de obras sacras e amante do cinema. Há 35 anos, mantém o ‘Cineclube José Cesarini’ – um importante marco cultural da cidade, que semanalmente abriga sessões gratuitas de clássicos do cinema.

O artista também participou de exposições no Fórum de Itatiba; foi homenageado no ‘Memórias Itatiba,’ – projeto de arte urbana na parede do Terminal Central da Rua Comendador Franco; além de receber o diploma de Gratidão do Povo Itatibense, desta Câmara Municipal. Além disso, ele promove programas de rádio sobre cinema e projetos educacionais relacionados à sétima arte.

A exposição “Cineclube: Histórias e Memórias” estará aberta para visitação durante todo o mês de setembro, no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba.