Exposição na Câmara Municipal chama atenção para a importância da capoeira como esporte de resistência e cultura

Mostra do Capoeirista e Repórter Fotográfico André Roberto Braga faz parte da programação especial em homenagem ao Dia do Capoeirista

Logo no início da exposição, que segue uma ordem cronológica dos principais acontecimentos da capoeira no Brasil, um painel desperta a atenção dos visitantes. É a Lei N° 4.627, que incluiu no Calendário Oficial do município de Itatiba a “Semana da Capoeira”. Sancionada em março de 2014, o projeto é de autoria do ex-vereador Thomas Capeletto de Oliveira, atual Prefeito Municipal. A lei visa incentivar jovens e adultos a participar e valorizar a cultura brasileira através da prática esportiva da Capoeira, de suas cantigas, histórias, oficinas e, acima de tudo, estimular o relacionamento humano, com diversas atividades a serem realizadas na semana em que se comemora o Dia do Capoeirista, em 03 de agosto.

Foi justamente com o objetivo de resgatar a importância da capoeira como esporte de resistência e cultura na história do país, que foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira, 1º de agosto, a mostra “Capoeira Brasileira – Uma luta histórica e cultural pela liberdade”, no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba.

A mostra realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura, tem curadoria do capoeirista e repórter fotográfico André Roberto Braga, conhecido também como Wolverine.

“É a realização de um sonho apresentar esse trabalho na Casa que é do povo. A capoeira me levou a lugares que eu jamais imaginei ter a oportunidade de conhecer e pessoas que me transmitiram conhecimento para o resto da vida. Eu vejo como muito justo trazer aqui, na cidade que acolheu meus pais e que eu nasci, todo conhecimento que a capoeira me proporcionou ao longo de todos esses anos”, disse André.

O Presidente da Casa, Ailton Fumachi destacou que a Câmara realizou um levantamento para dar visibilidade a projetos aprovados que narram a história de Itatiba e são desconhecidos pelos munícipes. “Junto com a nossa Diretora Geral, Leda Célia Ribeiro, buscamos levantar todas as leis de honrarias e datas comemorativas que não tinham sido efetivadas por esta Casa e que resgatam momentos de grande importância no desenvolvimento do município. Devido às medidas de restrições da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos, iniciamos esse processo em abril passado, com as comemorações da Semana do 29 de abril, importante data para a nossa história, que celebra a libertação dos escravos em Itatiba”, afirmou.

Estiveram presentes na inauguração da exposição o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo; o Secretário Municipal de Esportes, Marcelo Cyrillo; a Presidente do Instituto Excelência Negra, Simone Justino; Vera Gamito, Presidente do Quilombo Brota, Sonia Martell Sempere da ODS Núcleo Itatiba; Marilis Rissato do Coletivo Mulheres Pretas, José Roberto Barbosa, Presidente do Conselho da Igualdade Racial e a Vereadora Luciana Bernardo que falou em nome da Câmara. “Inacreditável recordar que dois anos após a Lei Áurea entrar em vigor, em 1890, a capoeira foi proibida por lei. Graças a luta dos negros escravos e seus descendentes, temos a oportunidade de estar reunidos aqui hoje para comemorar a capoeira. Parabenizo o André pelo impecável trabalho e por nos fazer sentir a emoção desta arte. É motivo de grande orgulho para todos nós essa exposição aqui na Câmara. É um grande reconhecimento da nossa luta, arte, perseguição e história”, concluiu.

Participe da programação da Semana do Capoeirista

Durante todo o mês de agosto o público poderá conferir a exposição, em horário comercial, no Espaço Dito Pinhá da Câmara.

Na quarta (3), às 19h, está agendada uma grande roda de capoeira, aberta a todos que queiram participar. Os capoeiristas e demais interessados devem se concentrar na Praça Juliana Alexandre, em frente ao Teatro Ralino Zambotto.

E para fechar as comemorações da semana, o músico e professor Henrique Lobinho lança o CD “Casa Velha”. O evento acontece na sexta (5), às 18h, no Espaço Dito Pinhá da Câmara.

Texto: Tácila Faria
Fotos: Luis Alexandre Padovani