Exposição “Pedaços” está aberta na Câmara

Música e mesa criativa envolveram o público presente; mostra segue até o fim do mês

A Câmara Municipal de Itatiba realizou na tarde desta quinta-feira (02) abertura da exposição “Pedaços”. A mostra, da artista e jornalista Karen Menegheti, reúne colagens feitas com papel em temáticas variadas. O público presente pôde, ainda, curtir o pocket show da banda “A Ladeira” e interagir com a exposição por meio da mesa criativa disposta no Espaço Dito Pinhá.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, David Bueno; além dos vereadores Dr. Ulisses, José Roberto Feitosa e Washington Bortolossi. Em sua fala o presidente da Casa ressaltou a importância de chamar os artistas da cidade para ocupar os espaços da Câmara. “Queremos trazer mais cultura para esta Casa de Leis, envolvendo a população em experiências artísticas diferentes”, falou David.

“É com grande alegria e emoção que volto a esta Casa, onde trabalhei por seis anos como jornalista. É uma oportunidade muito especial poder realizar minha primeira exposição aqui, onde começou toda essa história. A colagem em papel surgiu na minha vida em 2019, justamente durante o trabalho de clipping e manuseio de jornais. Durante essas atividades, comecei a olhar de maneira diferente para as imagens e palavras, até que decidi, com tesoura e cola, desconstruí-las e recombiná-las, gerando novas composições e sentidos. As obras dessa mostra têm como objetivo trazer, ou pelo menos iniciar, a discussão de questões políticas, sociais e também subjetivas”, discursou a artista Karen Menegheti.

Sobre a exposição e a artista

As obras, que foram produzidas de 2019 a 2023, abordam temas como política, feminismo, cultura e biologia. O trabalho busca refletir o deslocamento de subjetividades, corpos, objetos e lugares por meio da desconstrução e reconstrução propostas pela própria linguagem da colagem.

Karen Menegheti é jornalista e pós-graduada em Fotografia. Foi servidora da Câmara de Itatiba por seis anos e, agora, está à frente do jornalismo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Seu interesse em se expressar por meio da colagem em papel surgiu a partir da atividade de clipagem – seleção, recorte e colagem de matérias jornalísticas na área de assessoria de imprensa. Na colagem, já foi selecionada em diversos desafios do ramo no Instagram, em perfis como Februllage (51 mil seguidores) e Sociedade Brasileira de Colagem (16 mil seguidores). Trabalha temáticas diversas e experimentais, com destaque para o rearranjo de corpos, espaços e conceitos.

Mesa criativa

Durante a permanência da mostra (até 28/02), quem visitar a Câmara Municipal de Itatiba pode interagir com a exposição. Uma mesa disposta no saguão conta com materiais para a realização de colagens, que podem ser livres ou temáticas, seguindo um roteiro pré-elaborado disponível no espaço. Públicos de diferentes idades podem participar da experiência. A iniciativa da Casa é incentivar as habilidades artísticas por meio da arte da colagem, além de propor uma interação com a exposição vigente e com o próprio espaço da Casa de Leis. Ao final da exposição, os trabalhos confeccionados pelo público serão divulgados em nossas redes sociais.