Extremada Mãe do Ano homenageia Teresinha Pereira de Souza

Na noite de ontem (10), a Câmara Municipal de Itatiba realizou solenidade de entrega do Título de Extremada Mãe do Ano. A homenageada desta edição foi Teresinha Pereira de Souza, seguindo o decreto legislativo 02/2018. Vereadores, secretários de governo, o prefeito municipal Douglas Augusto, a primeira-dama Mayara Lopes e familiares prestigiaram a cerimônia.

A escolha da honraria foi feita pela comissão formada pelos vereadores Ailton Fumachi (PR), Willian Soares (Solidariedade) e Benedito Romanin (Solidariedade). A Sessão foi conduzida pelo vice-presidente, Hiroshi Bando (PP).

O vereador Romanin foi quem discursou na tribuna. “Há 27 anos, tive a oportunidade de participar da cerimônia que homenageou minha mãe, Benedita da Silveira Romanin, por meio do então vereador João Bernardo. E hoje estou aqui entregando este título à minha segunda mãe, Dona Teresinha, com um orgulho imenso em meu coração. Não tenho palavras para expressar o carinho, o respeito e o amor que sinto por ela”.

“Dona Teresinha representa hoje todas as mães do nosso município. Mulheres dedicadas, que passaram por muitos obstáculos na vida, batalharam para sustentar seus filhos e seguem construindo um caminho pleno e feliz. A senhora é motivo de orgulho para todos nós. Aproveito a ocasião para desejar felicidades a todas as mães de Itatiba”, disse o prefeito Douglas Augusto.

Claudineia Cristina de Souza, filha da homenageada, falou em nome da família. “Minha mãe é amor por onde passa. Ser humano bondoso e caridoso. É, sem dúvida, uma grande mulher, exemplo de fé, de mãe, avó e bisavó”.

Dona Teresinha agradeceu as homenagens prestadas: “Estou sem palavras para expressar minha alegria. Muito obrigada a todos os vereadores. Parabéns também a todas as mães da cidade”.

A cerimônia contou ainda com a participação especial da cantora Mirella Leardini. A jovem dedicou duas músicas à mãe da noite: “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos; e “Era uma vez”, de Kell Smith.

O vice-presidente da Casa, Hiroshi Bando, enfatizou a importância do título de Extremada Mãe do Ano, que completa 40 anos em 2018. “É um momento para enaltecermos nossas mães e, àqueles que têm o privilégio de tê-las ao seu lado, curtir bastante essa data tão especial”.

Biografia

Teresinha Pereira de Souza nasceu em Cícero Dantas (BA), em 22 de outubro de 1934. É filha de Marcílio Gonçalves e Maria da Pureza. Com seus pais e os quatro irmãos, trabalhou na lavoura. Em 1955, casou-se com José Ribeiro de Souza, com quem teve oito filhos: Maria Elza, Marieuza, Claudineia, Claudinei, Claudemiro, Claudeci, Silvano e Josefa.

Viveu por 30 anos em Bandeirantes (PR). Desde 1990, reside em Itatiba – cidade, que segunda ela, “é muito feliz e sente acolhida por todos”. Moradora do Jardim das Nações, dona Terezinha é chamada de “vó” por onde passa e esbanja alegria e saúde, no alto dos seus 83 anos. Com vitalidade, faz atividades físicas no CRAS, participa do grupo de orações Sagrado Coração de Jesus e não perde a missa aos domingos.

Viúva desde 2007, segue a vida rodeada dos filhos, dos sete netos e quatro bisnetos. Além dos amigos e vizinhos que acolhe com seu sorriso fácil e alma generosa.

Título de Extremada Mãe do Ano

Criada em 1978 por meio da resolução 01/1978, pelo então presidente da Câmara, Manoel Massaretti, a Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães.

Confira todas as homenageadas com o título:

1979 – Francisca de Castro Camargo

1980 – Madalena Giaretta Benedetti