Iluminação temática inaugura Outubro Rosa da Câmara

Público itatibense prestigiou evento que reuniu prevenção, desfile de moda e exposição artística

Na noite de ontem (2), foi realizada a iluminação na cor rosa do Palácio 1º de Novembro. O evento fez parte da abertura da campanha Outubro Rosa da Câmara Municipal de Itatiba, que tem como lema “Só coisas boas dentro do peito”. No Espaço Dito Pinhá, houve desfile de moda com funcionárias da Casa. Também foi inaugurada a exposição “Ferrum”, do artista Reinaldo Caum.

Após o desfile, foi falado sobre a prevenção do câncer de mama.

“Já se provou que, se descoberto nos primeiros estágios, o câncer de mama tem de 95 a 99% de chances de cura. Portanto, toda mulher deve fazer sua prevenção primária, que consiste no autoexame e na mamografia anual partir dos 40 anos. Também é importante o acompanhamento ginecológico, hábitos saudáveis, exercícios físicos e boa alimentação”, disse Lenice Sanfins, presidente da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba.

Mayara Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade, destacou a campanha antecipada feita pelo município para a realização de mamografias. “O maior ganho esse ano foi o fato de a campanha realmente atender as mulheres da cidade. Tínhamos a meta de emitir 700 guias de mamografia. Graças a Deus foram emitidas mais de 1100, e esses exames já começaram. No próximo dia 5 começa a entrega dos resultados”, afirmou.

A segunda secretária da Casa, Leila Bedani, ressaltou a importância da prevenção e o papel social dos vereadores em cobrar do poder público o atendimento às mulheres. “A Câmara Municipal de Itatiba é apoiadora desta causa, que conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba. Ao longo do mês, serão promovidas diversas atividades em prol da saúde da população”, disse a vereadora.

Exposição “Ferrum”

Em seguida, foi inaugurada a mostra “Ferrum”, do arquiteto e urbanista itatibense Reinaldo Caum. A exposição reúne 11 esculturas feitas de chapas metálicas cortadas ou dobradas.

“Eu quero agradecer o espaço nesse evento importante para as mulheres. Comecei a desenvolver esse trabalho na época da faculdade e, no ano passado, pude retomar o projeto. As obras consistem no corte e dobra de ferro, dando forma à estrutura, e, depois, aplicando as cores”, disse o artista Reinaldo Caum. Ele informou que parte da renda obtida com a venda das peças será revertida para a Rede de Combate ao Câncer.

No encerramento, o público pode curtir o som da banda 4Hands. O trio formado pelos amigos Fabio (guitarra), Wellington (contrabaixo), e Claudiney (bateria) reúne referências variadas como soul, black music, rock e pop rock. Iniciando suas carreiras no meio gospel, seus estilos particulares se misturaram para formar o projeto.

Próximos eventos da Casa

08/10, às 19h – Palestras “Estética paramédica a favor de mulheres mastectomizadas”, com Eliana Giaretta, e “Um motivo para agir”, com Tais Boza, no Teatro Ralino Zambotto

16/10, às 19h – Palestra “Cinco passos para ser uma mulher linda, inteligente e poderosa”, com Marcia Costa e Michele Savariego, no Plenário Vereador Abílio Monte

19/10, às 20h – Apresentação musical “Viva a música – nostálgicos nacionais”, com Fernanda Pontes, Herbert e convidados, no Teatro Ralino Zambotto