Mostra traz recorte histórico do Reinado e Império

“A Casa de Bragança e a Formação do Estado Brasileiro” ficará até o final de setembro na Câmara

Neste mês, o Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba recebe a exposição “A Casa de Bragança e a Formação do Estado Brasileiro”. Até 30 de setembro, o público poderá conferir aspectos importantes da Dinastia Bragantina, entre 1808 e 1889, como documentos, símbolos e detalhes biográficos de seus membros. A mostra é organizada pelo Dr. Marcos Rodrigues Chaves e pela professora Maria Eunice Amadeo de Almeida, com colaboração da Associação Pró-Memória de Itatiba.

A exposição traz, ainda, cópias das leis que tratam da história de Itatiba, situadas no período do Reinado e do Império Portugueses no Brasil. O primeiro documento é o decreto de 9/12/1830, que cria a freguesia de Nossa Senhora do Belém no Distrito de Jundiaí na Província de São Paulo. Posteriormente, houve a lei 553/1857, que elevou à condição de vila a antiga freguesia e emancipou politicamente a cidade.

“Esta exposição foi montada tendo como foco os jovens estudantes, para que possam conhecer a formação do Estado Brasileiro, principalmente àqueles que não teriam acesso aos Museus Imperial e Nacional, no Rio de Janeiro. Espero que chamem seus colegas e familiares para visitarem essa exposição”, disse Marcos Chaves, vice-presidente da Pró-Memória.

“A Câmara Municipal de Itatiba permanece aberta a esse tipo de evento, funcionando como um espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, bem como de nossa cidade. Essa preservação deve ocorrer de forma democrática, com a participação de diversos segmentos da sociedade”, disse a vereadora Deborah Oliveira, representando o presidente Flávio Monte.

Serviço

O quê: Exposição “A Casa de Bragança e a Formação do Estado Brasileiro”, da Associação Pró-Memória de Itatiba

Quando: até 30/09, das 9h às 17h

Onde: Espaço Dito Pinhá, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho