Painéis históricos percorrem trajetória de grupos negros da cidade

Exposição “Novembro Preto” foi aberta na Câmara na última sexta (18)

Na última sexta-feira (18), a Câmara realizou abertura da exposição “Novembro Preto – Itatiba e Seus Movimentos na Luta pela Igualdade Étnico-Racial”. A mostra, realizada em parceria com o Instituto Excelência Negra, percorre a história dos movimentos negros da cidade e celebra o Dia da Consciência Negra.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, Ailton Fumachi; o vereador Juninho Parodi; a presidente do Instituto Excelência Negra, Simone Justino; e a vice-presidente do Conselho de Igualdade Racial de Itatiba, Luciana Henrique.

Fotos: Augusto Schiosi/CMI

À frente do Instituto Excelência Negra, Simone ressaltou a importância desse centro de referência. “Hoje, nosso Instituto comemora quatro anos de fundação; dois anos devidamente instituídos com documentação; e um ano em que temos sede própria. Portanto, temos muito a festejar!”, comentou.

Em sua fala, Luciana falou sobre a importância da equidade racial na sociedade. “Nossas ações são sempre voltadas para a luta por oportunidades iguais. Itatiba é uma cidade que, felizmente, nos permite travar esses diálogos. Estamos aqui para propor a todos a união de todas as raças”, enfatizou a vice-presidente do Conselho.

Falando em nome do legislativo municipal, o vereador presidente Ailton destacou a abertura da Câmara para debates fundamentais como a igualdade racial e luta contra o racismo. “Nossa Casa está de portas abertas para exposições, debates e outros eventos que conscientizem a população para a necessidade de direitos iguais entre brancos e negros. Contem com a gente!”, disse.

Sobre a exposição

Os painéis expostos no Espaço Dito Pinhá, da Câmara Municipal, contam a trajetória daqueles que batalham pelo resgate da identidade negra em Itatiba. Até o fim do mês, o público poderá se aprofundar nas histórias dos seguintes grupos e órgãos: Conselho de Igualdade Racial de Itatiba; Clube Sete de Setembro; Coletivo Campo dos Sonhos (CAENF – Centro de Artes e Educação Não Formal); Coletivo da Capoeira; Quilombo Brotas e Liabese (Liga das Agremiações, Blocos e Escolas de Samba de Itatiba).