Palestra “Autoestima nos relacionamentos” ocorreu ontem

0
56

Nesta segunda (9), a Câmara Municipal de Itatiba promoveu a palestra “Autoestima nos relacionamentos” da psicóloga clínica Driele Freitas. O evento, aberto ao público, integra a programação do Outubro Rosa – “Só coisas boas dentro do peito”.

A autoestima pode ser descrita como a autoavaliação que um indivíduo faz, ou seja, um conjunto de pensamentos e sentimentos positivos relacionados a si. Sendo assim, a autoestima é um componente importante para nossa saúde mental, vida social e profissional.

“Uma pessoa com boa autoestima é alguém que reconhece suficientemente suas potencialidades e faz bom uso delas. Do mesmo modo, é importante que conheçamos nossas limitações, inclusive nos relacionamentos”, disse Driele.

Nos relacionamentos amorosos, a autoestima também pode ser a causa de muitos conflitos e frustrações. “É muito comum encontrarmos pessoas insatisfeitas, apresentando mágoas, insegurança, sentindo-se inferiorizadas ou ameaçadas pelo parceiro”, afirmou a psicóloga.

Assim, estar com a autoestima elevada ajuda a nos desvencilharmos de situações desagradáveis e a nos valorizarmos dentro do relacionamento que escolhemos viver. Por isso, é preciso estar bem consigo mesmo para vivenciar o amor – seja próprio ou com o outro.

Deixe uma resposta