Prevenção à violência nas escolas foi tema de audiência na Câmara

Nesta segunda-feira (17) foi realizada audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Itatiba. O tema do debate foi a prevenção à violência nas escolas.

Em virtude do aumento de ocorrências de violência em escolas da região, a Comissão convidou agentes públicos e membros da sociedade civil ligados à educação e à segurança pública. O encontro teve como objetivo a busca de soluções para a garantia da proteção do ambiente escolar.

Compuseram a mesa de autoridades os membros da Comissão, Cornélio da Farmácia (PL), que presidiu o evento; e os vereadores Duguaca (Cidadania) e Júnior Cecon (União Brasil), como também o presidente da Casa, David Bueno (Solidariedade). Ainda fizeram parte dos trabalhos em Plenário os secretários de Educação, Sueli Tuon; e de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira. Da área de segurança, estavam presentes a chefe da Guarda Municipal, Jaqueline Bortolozzo; o comandante do 49º BPM/Interior, Tenente Coronel PM Eduardo Yasui; o capitão PM Fernando Augusto Biancardi, comandante da 2ª Companhia do 49º BPM-I; e o delegado da Polícia Civil, José Mario de Lara. Para questionar os convidados, estavam os vereadores Ailton Fumachi (PL), Fernando Soares (PSDB), Hiroshi Bando (PSD), Igor Hungaro (PDT), José Roberto Feitosa (União Brasil), Leila Bedani (PSDB), Luciana Bernardo (PDT), Paulo Bozzi (Cidadania), Serginho (PSDB), Washington Bortolossi (Cidadania) e Wilian Soares (Solidariedade).

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

O gestor municipal da pasta de Segurança, Luís Henrique, falou sobre as medidas adotadas pelo Executivo. “Agimos prontamente para prevenir qualquer ocorrência alocando guardas municipais em todas as escolas públicas do município. Quanto a médio e longo prazo, estamos estudando com a Secretaria de Educação qual o tipo de segurança mais adequada para cada escola”, reiterou.

“Não existe nada de concreto em Itatiba. Lógico que tem a preocupação e estamos focados em passar à comunidade escolar a preparação adequada para casos de urgência”, disse o capitão PM Fernando Augusto Biancardi sobre o panorama da segurança na cidade. “Além disso, a Polícia Militar tem o Programa Vigilância Solidária Escolar, que já está implantado nas quatro escolas estaduais do município e já está à disposição das escolas municipais que quiserem aderir”, convidou o comandante da 2ª Companhia do 49º BPM-I.

A problemática das fake news foi explanada pelo delegado de polícia, José Mario. “O que deve ser combatido na sociedade são as fake news e o bullying. Estou entregando em mãos ao presidente David uma orientação técnica sobre atenção, proteção e segurança nas escolas, elaborada pelo Ministério Público de São Paulo. Este documento é muito adequado e pode servir de parâmetro para um projeto de lei nesta Casa. Temos que dar a devida importância àquele aluno que sofre bullying dentro da sala de aula porque ele tem potencial para cometer algo lá na frente”, alertou o delegado.

Comandando o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Tenente Coronel PM Eduardo Yasui ilustrou as ações da PM. “Além do aumento da ronda escolar, contamos com o aplicativo do 190. Aproveito para sugerir à Prefeitura daqui um similar que acione diretamente o batalhão”.

Já Sueli Tuon, à frente da Educação Municipal, tratou da importância da parceria entre a comunidade e a escola na promoção de uma cultura da paz. “Os pais precisam enxergar as crianças e jovens com muita atenção. Hoje em dia, os pais estão olhando para seus próprios celulares, perdendo o foco na educação de seus filhos, que também precisa acontecer dentro de casa. Somado a isso, precisamos trabalhar no discurso da paz, do amor, das coisas boas. Fica o alerta aos pais sobre jogos infantis que estimulam a violência. Precisamos estar atentos a esses jogos, aos celulares, à TV”, declarou a professora Sueli.

Por fim, a comandante da Guarda Municipal, Jacqueline Bortolozzo, explicitou iniciativas da GM para o aumento da segurança nas escolas. “Temos intensificado as rondas no perímetro escolar. Pretendemos, ainda, levar palestras educacionais com foco na prevenção da violência. E, temos também pedido à população que cheque a origem das informações que recebe pelo celular. A maioria das notícias não são verdadeiras e isso compromete a tranquilidade da comunidade como um todo”.

O público presente no Plenário Vereador Abílio Monte também indagou as autoridades convidadas. Professores, coordenadores e diretores escolares; membros do Conselho Tutelar; agentes políticos; e membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial do município participaram ativamente do debate.

Toda a discussão proveniente da audiência pública foi lavrada em ata. O documento será encaminhado à Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social para tomada de providências junto aos órgãos competentes.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI