Primeira vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista é criada na Câmara

Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Itatiba inaugurou a primeira vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na cidade. Os munícipes que vierem até esta Casa de Leis já podem contar com essa facilidade caso necessitem. Como todas as vagas preferenciais, é obrigatório o uso do cartão de identificação.

Para a pintura da vaga, foi usado o símbolo da fita quebra-cabeças, que serve como um lembrete poderoso da diversidade e singularidade que compõem o espectro do autismo. Cada peça do quebra-cabeça representa uma pessoa autista, com suas características únicas. O espectro do autismo abrange uma ampla gama de habilidades e diferenças individuais. Assim como cada peça de um quebra-cabeça se encaixa de maneira única para formar uma imagem completa, cada pessoa autista contribui de maneira especial para a coletividade.

Fotos: Augusto Schiosi/CMI

“Temos que conscientizar a sociedade sobre a importância da acessibilidade para todos e foi pensando nisso que criamos esta vaga. Queremos cada vez mais abrir a Câmara para que todos possam vir, conhecer nossos espaços e participar dos nossos eventos”, ressaltou David Bueno, presidente da Câmara.

A necessidade da criação da vaga foi apontada pelo presidente da Casa junto à coordenaria da Apae, cuja responsável é Kelly Vigato. A gestora da instituição esteve ao lado de David Bueno, na manhã desta terça, para sessão de entrevistas aos veículos de imprensa.

Fotos: Augusto Schiosi/CMI

O símbolo das pessoas autistas é uma chamada para a conscientização e ação. Ele nos lembra que é fundamental educar a sociedade sobre o autismo. Nesse sentido, a Câmara Municipal, enquanto órgão público, entende que pode contribuir na criação de ambientes mais inclusivos, nos quais as pessoas autistas se sintam valorizadas, respeitadas e capacitadas.