Profissionais da educação são homenageados em Sessão Solene

A cerimônia aconteceu, na noite de quinta-feira, no Teatro Ralino Zambotto

Na última quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Itatiba realizou Sessão Solene de Entrega da Medalha Mérito Educacional “Professora Mari Soares” a personalidades escolhidas pelos vereadores e pela Secretária de Educação. A honraria, instituída por meio do projeto de resolução 16/2023, é dirigida aos profissionais da educação, tanto ativos quanto inativos, das redes pública e privada.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, David Bueno; a Secretária de Educação, Sueli Tuon; e vereadores desta Casa.

O vereador Fernando Soares, integrante da comissão que criou a medalha, discursou a respeito da importância da solenidade. “Este projeto é compartilhado com cada um de vocês, em reconhecimento ao carinho e à parceria que compartilhamos. Focamos tanto na educação, e é crucial valorizar nossa classe em todos os aspectos. Entregar essa homenagem para vocês é de extrema importância para mim, pois leva o nome de uma pessoa que amo profundamente. Mari é minha irmã e é como uma semente que, onde é plantada, floresce em frutos de humildade, amor e conhecimento, que se espalham pelo mundo. Esta noite é dedicada a todas vocês. Obrigado!”, salientou o edil.

Discursou, na Sessão Solene, a Secretária de Educação, Sueli Tuon. “Desde 1978 estou na rede pública, e não há lugar melhor do que dentro das escolas, na sala de aula, cercado pelas nossas crianças, para compartilhar conhecimento. É uma honra ter aqui neste Teatro dois ex-alunos, pois sempre digo que é gratificante para um professor testemunhar o desenvolvimento e a grandeza alcançada por seus alunos. Agradeço ao vereador Fernando por trazer uma lei que valoriza nossos professores; isso faz toda a diferença e deixa uma marca nas nossas vidas”, afirmou a secretária.

“Primeiramente, parabéns a todos! Temos que valorizar muito os profissionais da educação, e a homenagem à Mari, proposta pelo vereador Fernando e aprovada pelos vereadores. É uma forma singela de reconhecer o trabalho importante de vocês em nossa cidade. Estou feliz e honrado por poder prestar essa homenagem a alguém que foi fundamental na minha infância, e é um orgulho recebê-los aqui nesta noite para esta homenagem especial”, finalizou o presidente da Câmara, David Bueno.

Medalha Mérito Educacional “Professora Mari Soares”

A Medalha Mérito Educacional “Professora Mari Soares” foi instituída em homenagem a Marinalva Soares da Silva, conhecida como “Mari”. Ela foi uma educadora dedicada e defensora da inclusão social em Itatiba. Sua carreira foi marcada pelo trabalho na APAE de Itatiba e Morungaba, além do Colégio Elite. Em 2009, Mari deu à luz seu filho, Murilo, formando uma família feliz com seu marido, Clayton. Apesar de seu falecimento prematuro em 2012, seu legado de amor, esperança e inclusão continua a inspirar outros.

Nesta primeira edição, os vereadores aprovaram 18 projetos de decreto legislativo relativos aos títulos. Confira os homenageados deste ano:

• Ana Maria Vaz
  • Célia Regina Grilo