Projetos sobre inclusão, meio ambiente, saúde e segurança serão votados em Sessão desta semana

Serão discutidos, ainda, requerimentos e indicações para melhorias municipais

A Câmara Municipal de Itatiba realizará sua 131ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (25), às 17h. Cinco projetos compõem a Ordem do Dia – quatro deles em segunda discussão; e um em primeira.

Programa de Paradesporto Escolar

Pela primeira vez em Plenário, será apresentado o PL 43/2023, proposto pelo vereador Washington Bortolossi (Cidadania). Este projeto de lei estabelece o Programa de Paradesporto Escolar na Rede Municipal de Ensino de Itatiba, com foco na inclusão de pessoas com deficiência de todas as idades.

O programa promove esportes inclusivos, baseados em princípios de inclusão, cooperação e saúde, com o intuito de promover a formação cidadã. Além disso, busca complementar as atividades existentes, alinhando-se aos objetivos dos planos nacionais de educação e envolvendo professores de educação física, profissionais de saúde e potenciais parceiros privados, tudo com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

Segundo turno

Programa Municipal de Revitalização de Nascentes Urbanas

Em segunda discussão e votação, retorna o PL 57/2022, proposto pelos vereadores Ailton Fumachi (PL) e Washington Bortolossi (Cidadania). Esse projeto tem como objetivo a criação do Programa Municipal de Revitalização de Nascentes em Itatiba, destinado a restaurar nascentes e cursos d’água urbanos.

As ações do programa incluirão reflorestamento, monitoramento da qualidade da água, promoção de educação ambiental e plantio de árvores, buscando sensibilizar a comunidade acerca da importância dessas iniciativas.

Programa “Janeiro Branco”

Apresentado pelos vereadores Leila Bedani (PSDB) e Juninho Parodi (Avante), está de volta o PL 04/2023. A matéria pretende incorporar a campanha “Janeiro Branco” ao Calendário Oficial de Itatiba, destacando a importância da conscientização em saúde mental.

Criada em 2014 por Leandro Abrahão, essa campanha visa ao enfrentamento de questões como ansiedade e depressão, sendo janeiro o mês escolhido por representar um período de reflexão e renovação para muitos.

Campanha “Atenção à Saúde do Homem na Andropausa”

Retorna na Ordem do Dia o PL 69/2023, de autoria do Juninho Parodi (Avante). O projeto busca instituir, em Itatiba, a Campanha de Atenção à Saúde do Homem na Andropausa, focando na saúde física e mental masculina durante essa etapa da vida.

As diretrizes dessa campanha incluem avaliações detalhadas, realização de exames específicos, adoção de dietas e exercícios adequados, bem como tratamentos individualizados. As unidades de saúde públicas da cidade são instruídas a implementar essas ações, seguindo as orientações das secretarias de saúde competentes.

Instalação de câmeras de segurança em escolas infantis

Ainda em segundo turno, proposto por Washington Bortolossi (Cidadania), é apresentado o PL 63/2023. A matéria visa à instalação de câmeras de segurança em todas as escolas infantis, creches e berçários de Itatiba, públicas e privadas.

A medida será obrigatória e ocorre devido ao aumento da violência no ambiente escolar, com o intuito de proteger as crianças e oferecer tranquilidade aos pais.

Acompanhe a Sessão

As Sessões são realizadas no Plenário Vereador Abílio Monte, localizado na Avenida Benedicto José Constantino, 100, Bairro do Engenho. Todos os munícipes estão convidados a participar. Aqueles que desejarem também podem acompanhar os trabalhos pelo site da Câmara Municipal (http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes-ao-vivo/), no YouTube (www.youtube.com/camaraitatiba), no Facebook (https://www.facebook.com/camaraitatiba) ou ao vivo pela ITV, canal 50.1 digital.