Propostas de denominação de espaços públicos são aprovadas em Sessão

A reunião aconteceu, na tarde de ontem (13), no Teatro Ralino Zambotto

Nesta quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Itatiba realizou sua 144ª Sessão Ordinária. Em Plenário, foram apreciados três projetos de autoria dos vereadores e do Executivo. Confira os resultados:

Primeiro turno

Denominação de espaço esportivo

De autoria do Executivo, tramitou pela primeira vez o PL 11/2024. A matéria propõe nomear o Centro Esportivo de Lazer da Família (CELF), localizado no Loteamento Jardim das Nações, como “Zeferino Marmo Vargas”.

A iniciativa visa homenagear Linão Vargas, destacando sua contribuição para a comunidade e seu papel no esporte local. O projeto foi aprovado pelos edis e retorna na próxima Sessão.

Segundo turno

Denominação de espaços públicos

Retornando à Ordem do Dia, foi apresentado o PL 01/2024 de autoria do vereador Cornélio da Farmácia (PL). A proposta visa nomear a Estrada Municipal situada no bairro da Ponte, ligando a Avenida Bandeirantes à SABESP, como “Gentil Giaretta”. O objetivo é prestar homenagem ao Sr. Gentil Giaretta, falecido aos 77 anos devido à Covid-19.

Pela segunda vez na pauta tramitou, ainda, o PL 02/2024. De autoria de Fernando Soares (PSDB), o projeto propõe denominar a quadra de vôlei no Centro Esportivo de Lazer da Família, no bairro Jardim das Nações, como “Quadra de Vôlei – Camila Rodrigues Santos”. A iniciativa homenageia Camila Rodrigues Santos, destacando sua notável carreira no basquete, sua formação em Educação Física e seu legado como educadora em escolas municipais.

Resultados do segundo turno

Todos os projetos em segundo turno foram aprovados por unanimidade de votos e seguem, agora, para sanção do Executivo.

Extraordinárias

Em Extraordinárias convocadas pelo presidente David Bueno (Solidariedade), tramitaram, em discussão única, projetos de decreto legislativo:

• 02/2024: Concede medalhas de Mérito Esportivo.
  • 03/2024: Concede medalhas “Dr. Homero Novo Fornari”.
  • 04/2024: Concede títulos de “Cidadão Itatibense”.
  • 05/2024: Concede títulos de “Gratidão do Povo Itatibense”.
  • 06/2024: Concede título de “Cidadão Benemérito”.
  • 07/2024: Concede medalhas do Mérito Educacional “Professora Mari Soares”.

Resultados Extraordinárias

As propostas foram aprovadas por todos os presentes.

Moção de congratulação

Na ocasião, também foi apresentada a moção de congratulação 24/2024, proposta pelo vereador Washington Bortolossi (Cidadania). A propositura visa reconhecer os alunos da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – pela obtenção do título de graduação. Destaca-se o convênio entre a Prefeitura de Itatiba e o Governo Estadual de São Paulo em 2019, que possibilitou a realização do primeiro vestibular da Univesp no município de Itatiba.

Expediente

Durante o horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram, ainda, requerimentos direcionados a diversos órgãos e autoridades (68 a 73; e 76 a 81/2024): Prefeitura, Ilumina Itatiba, TCI, Vicunha Textil S.A e Deputado Estadual Edmir Chedid. Também receberam encaminhamento indicações à Municipalidade (681 a 755/2024). Por fim, foram aprovadas moções (21 a 25/2024). As proposituras podem ser conferidas no link da Sessão Ordinária: www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes.