Representante da TCI esclarece dúvidas de vereadores em Extraordinária

Sessão aconteceu nesta quarta-feira (24)

Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (24), Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Itatiba. O tema da reunião foi transporte público. Para prestar esclarecimentos sobre o tema, esteve presente em Plenário o representante da TCI (Transporte Coletivo de Itatiba), Alfredo Ordine. Na ocasião o gestor esclareceu às dúvidas dos vereadores sobre contrato entre a empresa e a Prefeitura; linhas urbanas; pontos de ônibus; entre outros assuntos.

Contrato TCI x Prefeitura

O último contrato firmado entre a Administração e a TCI é de 2019. No acordo, foi estabelecido que a empresa concessionária deverá despender o valor de R$500 mil reais até 2024 na construção de pontos de ônibus com abrigo. No entanto, Alfredo Ordine justificou o andamento da entrega deste serviço: “Até agora, investimos R$105 mil reais nos pontos, mas vamos completar a quantia acordada no prazo estabelecido. O atraso na entrega se deve às dificuldades enfrentadas na pandemia, pois os custos com insumos aumentaram consideravelmente neste período”, ressaltou o empresário.

Pontos de ônibus cobertos

“Cada ponto de ônibus coberto custa R$12.300 reais. Até o final de 2024, vamos entregar mais 32 pontos novos, que serão distribuídos em regiões estratégicas da cidade”, explicou Alfredo sobre indagação dos vereadores.

Linhas de ônibus

Ainda em Plenário, os edis questionaram o representante da TCI a respeito dos horários das linhas de ônibus que foram retirados durante a pandemia e não foram normalizados até o momento.

Sobre o assunto, Alfredo Ordine comentou: “Tem muitas linhas de ônibus que são chamadas de ‘linhas mestre’. Dentro dessas linhas, há os ‘carros ajuda’, que são aqueles ônibus que auxiliam essas linhas maiores, e são destinados unicamente para as pessoas que trabalham nos bairros empresariais. Quando esses horários empresariais mudam, as linhas também mudam e, quanto a isso, não podemos alterar nada. Os horários já estão mais ampliados mesmo antes da pandemia. Essas linhas fixas continuam, e as flexíveis têm esse nome justamente porque estão sujeitas a mudar a qualquer momento em função das empresas”, esclareceu o gestor.

A Sessão Extraordinária contou com a presença de todos os vereadores. A Câmara Municipal transmitiu a reunião pelas suas redes sociais. Para assistir à transmissão completa, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=kw9fKQbpHVo.