Secretário de Saúde apresenta dados da pasta e responde a dúvidas de vereadores

0
1035

Audiência pública foi realizada na última sexta (30)

A Câmara Municipal de Itatiba realizou, na última sexta-feira (30), audiência pública da saúde. Foram apresentados os dados do segundo quadrimestre de 2022 pelo secretário municipal da pasta, Dr. Renan Dias Irabi.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, Cornélio da Farmácia (PL), foi quem presidiu a reunião. Estiveram presentes, ainda, os vereadores Carlos Eduardo Franco (Cidadania), Fernando Soares (PSDB), Luciana Bernardo (PDT), Paulo de Souza Silva (Avante) e Washington Bortolossi (Cidadania).

Panorama da saúde entre maio e agosto

Até o período apresentado foram arrecadados R$ 295.365.538,06, o que corresponde a 85,54% da receita estimada. Do total da dotação orçamentária, a Prefeitura liquidou R$ 79 milhões – um acréscimo de 4,14% se comparado ao ano passado. O plano de despesas, portanto, está sendo realizado de acordo com o que foi pactuado.

Sobre o SUS, o secretário pontuou: “O orçamento para a saúde é justo, ele não prevê investimentos, apenas a manutenção do sistema como um todo – folha de pagamento, contratos, compra de medicamentos etc. Por isso, as emendas parlamentares são tão importantes. É por meio delas que o município consegue desenvolver outras ações, como o mutirão de cirurgias pediátricas, o mutirão de ressonância magnética e o aumento do quantitativo de exames de sangue”, informou o Dr. Renan. O gestor acrescentou: “Analisando as finanças da saúde, ficamos felizes de ver que o município está com as suas contas em dia e que não deve nada à Santa Casa ou a nenhum outro contratante”, disse.

Mesmo sem muitas sobras para investimentos, como mencionado acima, o secretário comentou sobre algumas reformas em unidades de saúde realizadas no período, como a do Galetto, Harmonia e Centenário. A UBS do San Francisco II passa neste mês também por obras na parte estrutural.

Sobre a gestão de recursos humanos na saúde, Dr. Renan destacou a inclusão, na rede, de médico pneumologista, que antes não existia. Na atenção básica, foram realizados 55.199 atendimentos de maio a agosto. Já as consultas com especialistas chegaram a um total de 13.412. Para combater o absenteísmo (taxa de faltosos) às consultas, a Prefeitura implantou um sistema de confirmação ativa de um a dois dias antes da consulta agendada, o que tem contribuído para diminuir a porcentagem de faltas na rede.

Fotos: Amanda Vedovello/CMI

Dúvidas dos vereadores

A vereadora Luciana Bernardo levantou alguns questionamentos ao secretário de saúde sobre a campanha do setembro amarelo, fila de mamografia, hospital veterinário e demora no atendimento do pronto-socorro da Santa Casa. Em resposta, Dr. Renan comentou: “Como é de praxe, a secretaria amplia a oferta de mamografia no Outubro Rosa. Serão oferecidos cerca de 1.500 exames desse tipo às mulheres que precisarem. Com esta ação, a demanda irá praticamente zerar. Sobre a Santa Casa, estamos em constante conversa com a instituição para melhorarmos as demoras no atendimento. O foco é trazer mais profissionais que possam atender no pronto-socorro, principalmente na pediatria. No mês do setembro amarelo, as unidades de saúde realizaram acolhimento especial e a Prefeitura promoveu, ainda, palestras sobre o tema”, disse Renan. Com relação à clínica veterinária, o gestor declarou: “o prefeito Thomás tem conseguido emendas junto ao governo do estado para finalizar esta obra. Nossa ideia é inaugurar a clínica no próximo ano”.

Quem também fez perguntas foi o vereador Carlos Eduardo Franco. Ele indagou sobre a possibilidade de fornecimento de óculos a crianças e adolescentes da rede municipal, como também quis saber sobre o andamento das cirurgias. O edil criticou a falta de insumos e medicamentos nos postos de saúde. O secretário da pasta respondeu aos comentários: “Estamos em parceria com o Fundo Social e, talvez, lancemos ainda este ano um mutirão oftalmológico para avaliar as necessidades das crianças das escolas. Sobre falta de remédios, eu não tenho relato desta carência nas unidades. O nosso estoque de medicações está completo, como também não há desabastecimento de insumos. O que pode ocorrer é um pequeno atraso na entrega de produtos pelos fornecedores”, comentou.

Segundo Cornélio da Farmácia, há uma fila bastante considerável de pessoas no aguardo de aparelhos auditivos. Ele questionou o gestor sobre este assunto. De acordo com Renan, “está previsto um programa este ano para suprir esta demanda. Vamos celebrar um convênio com uma empresa, e isso já está encaminhado. As crianças sempre têm prioridade nesta fila. Hoje, a gente já fornece cinco aparelhos por mês. A fila está em 400 pessoas aguardando, mas devemos atender estes pacientes em breve”, afirmou Dr. Renan.

Já Paulo de Souza Silva cobrou um posicionamento do secretário quanto à fila de espera para a realização de exames de ressonância magnética. “Assim que assumimos o mandato, atendemos uma longa fila de pacientes esperando. Hoje, há cerca de 1.200 pessoas que precisam fazer este exame. No entanto, há desabastecimento global de contraste – insumo essencial para a realização deste exame; o que acarretou nesta fila” respondeu o gestor da saúde.

O vereador Fernando Soares tratou da necessidade de realização de campanhas de prevenção em saúde. “É importante trabalharmos na promoção e prevenção da saúde. Temos realizado campanhas e ações neste quesito. Periodicamente realizamos os sábados de prevenção para as pessoas que não conseguem se dirigir aos postos durante a semana”, declarou Renan.   

E, por fim, Washington Bortolossi perguntou sobre a hemodiálise no município – se há pacientes fazendo este procedimento fora da cidade. Comentou, ainda, sobre a demanda para cirurgias de hérnia e procedimentos como cateterismo. Para sanar estas dúvidas, Dr. Renan respondeu: “Há quatro pacientes realizando hemodiálise fora do município. Não temos verba, neste momento, para compra de mais aparelhos. Sobre cirurgias em geral, nossas filas estão zeradas. Não há pacientes esperando por nenhuma cirurgia e nenhum procedimento”, ressaltou.