Secretário de Saúde apresenta dados do 1º quadrimestre

A audiência ocorreu de modo virtual e o público pôde participar por meio de chat no YouTube

A Câmara Municipal de Itatiba realizou nesta quinta-feira (4) audiência pública. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fábio Flores Nani, apresentou dados de sua pasta (contas do financiamento, ações e serviços) referentes ao 1º quadrimestre de 2020.

A reunião, que ocorreu de modo virtual, foi conduzida pela vereadora Deborah Oliveira (Cidadania), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Os vereadores Flávio Monte (DEM), Hiroshi Bando (PSD), Rui Fattori (PSDB) e Sérgio Rodrigues (PSDB) também participaram.

O Secretário explicou que, em virtude do Decreto 7.358/2020, que instituiu o estado de calamidade pública no município devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, houve alterações nos dados do 1º quadrimestre. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os números de consultas, exames e até procedimentos odontológicos tiveram um decréscimo, justamente por conta da pandemia que chegou ao município em março. Um exemplo é o número de consultas médicas no período – em 2019, somavam 25.085; neste ano, foram realizadas 23.601.

Quanto aos recursos aplicados na saúde, no total de receitas houve um acréscimo de R$ 5 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão de aplicação de verba na saúde é de 15%, no entanto o município aplica 17,57% e é responsável por 64% dos recursos públicos aplicados na área.

Perguntas

No chat da Câmara no YouTube, a assessoria do vereador Thomás Capeletto (PSDB) questionou sobre os dados específicos da Covid-19 no município. Em resposta, o Secretário afirmou que estes índices serão apresentados na audiência do 2º quadrimestre. Em relação aos profissionais de saúde infectados, Fábio afirmou que “quando detectada a doença, o profissional é automaticamente afastado. Após cumprir corretamente a quarentena, ele volta para a sua jornada de trabalho. Hoje, a cidade tem 20 profissionais infectados com a Covid-19 (entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros)”, disse.

O vereador Hiroshi questionou sobre o controle familiar e a realização das cirurgias de vasectomia. O Secretário explicou que “há no município um programa de aconselhamento familiar e as cirurgias ocorriam normalmente até a chegada da pandemia. Por se tratarem de procedimentos eletivos, estas cirurgias estão suspensas e há 45 pessoas agendadas no aguardo”.

Também no chat, Fábio Pizzi levantou a questão da vacinação na cidade. O gestor da pasta esclareceu a pergunta do cidadão. “87% da população já está vacinada e esperamos chegar a 90%. Fazemos um apelo às famílias para que levem as crianças para tomarem a vacina”. Esta preocupação com a vacinação, segundo o Dr. Fábio, se deve à chegada do inverno e “ao aumento dos problemas respiratórios nesta época do ano”.

Ao final da audiência, o Secretário fez apelo para que a população siga tomando os cuidados preventivos em relação à Covid-19. O gestor salientou a importância do uso correto das máscaras, cobrindo a boca e o nariz; a necessidade de evitar aglomeração; e a manutenção do isolamento sempre que possível.