Sessão pós-Carnaval acontece na próxima quinta (15)

Em pauta, quatro projetos serão apreciados em reunião que acontece no Teatro Ralino Zambotto

Será realizada, na próxima quinta-feira (15), às 17h, a 140ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. A reunião acontece no Teatro Ralino Zambotto. Em Plenário, os vereadores se reúnem para apreciar quatro projetos. Confira a pauta dos trabalhos:

Primeiro turno

Campanha Setembro Verde

Pela primeira vez na Ordem do Dia, tramita o PL 86/2023, de autoria dos vereadores Dr. Ulisses (PSD) e Paulo Bozzi (Cidadania). A matéria propõe a inclusão do “Setembro Verde” – campanha de prevenção e combate do câncer colorretal – no calendário oficial de eventos de Itatiba. Destacando a relevância do câncer colorretal, busca conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce, com foco em ações educativas e informativas.

O texto alerta para dados preocupantes sobre a doença, ressaltando a importância do exame de colonoscopia e destacando fatores de risco. Propõe atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde durante setembro, em parceria com entidades e instituições de saúde, visando sensibilizar e promover a prevenção ao câncer colorretal.

Campanha Maio Amarelo

Ainda em primeira discussão, será apresentado o PL 45/2023. De autoria do vereador Juninho Parodi (Avanti), a matéria propõe a instituição da Campanha Maio Amarelo no âmbito do município. A campanha é dedicada à conscientização e educação em defesa da vida e segurança no trânsito.

A iniciativa busca reduzir acidentes por meio de ações informativas e educativas, promovendo uma coordenação entre o Poder Público e a sociedade civil. O projeto, anualmente realizado durante o mês de maio, propõe atividades e campanhas que promovam a conscientização, prevenção de acidentes e a importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito.

Segundo turno

Projeto “Semana da Conscientização da Internet Segura”

Em segunda discussão e votação, retorna o PL 83/2023, proposto pelo vereador José Roberto Feitosa (União Brasil). O projeto visa instituir a “Semana de Conscientização da Internet Segura” nas escolas municipais de Itatiba, alinhada ao Dia Internacional da Internet Segura, na segunda semana de fevereiro.

Com foco em crianças e jovens, a matéria busca abordar temas pertinentes ao ambiente virtual por meio de conversas e palestras, reconhecendo os riscos associados à navegação online, como bullying, exposição de dados pessoais, fraudes, fake news, assédio virtual e outros perigos.

Projeto “Cinema no Bairro”

Em pauta, retorna também o PL 93/2023, de autoria dos vereadores Duguaca (Cidadania) e David Bueno (Solidariedade). A matéria propõe a criação de um programa que oferecerá projeções gratuitas de filmes e documentários à população local, prioritariamente em locais públicos como praças e parques.

O projeto visa recuperar a acessibilidade do cinema como arte popular, enfatizando o papel do lazer no desenvolvimento saudável e na promoção de interações sociais em espaços públicos. Além disso, a proposta inclui a exibição gratuita de filmes dublados, com classificação livre, que será divulgada previamente. Permite, ainda, parcerias entre o Poder Executivo, ONGs e empresas para incentivar o programa.

Acompanhe a Sessão

As Sessões estão sendo realizadas, temporariamente, no Plenário Teatro Ralino Zambotto, localizado na Rua Romeu Augusto Rella, 1100, Bairro do Engenho. Todos os munícipes estão convidados a participar. Aqueles que desejarem também podem acompanhar os trabalhos pelo site da Câmara Municipal (http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes-ao-vivo/), no YouTube (www.youtube.com/camaraitatiba), no Facebook (https://www.facebook.com/camaraitatiba) ou ao vivo pela ITV, canal 50.1 digital.