Vereadores apreciam seis projetos em Sessão desta semana

A Câmara Municipal de Itatiba realiza nesta quarta-feira (07) sua 91ª Sessão Ordinária. Em Plenário, os vereadores irão apreciar seis projetos. Quatro matérias são de autoria do Executivo; e duas são de iniciativa de vereadores. Confira:

Projetos do Executivo

– PL 136/2022: dispõe sobre a criação do Programa de Inclusão Produtiva (PIP); e criação do Centro de Referência em Inclusão Produtiva (CRIP), no âmbito da Administração Pública Municipal.

O PIP está vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Renda. Visa a promoção da inclusão socioprodutiva de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de capacitação profissional, a fim de promover a geração de renda aos grupos associativos e cooperativos ou individualmente, com encaminhamento ao mercado formal de trabalho, respeitando seus direitos, vocações e contribuindo para o crescimento econômico sustentável do município.

Já o CRIP terá atuação direta junto à população adulta economicamente vulnerável, referenciada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em seus respectivos territórios.

– PL 137/2022: autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção às entidades assistenciais que especifica.

As entidades beneficiadas com subvenção mensal, em 2023, são: Asilo São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itatiba, Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba, Corporação Musical Santa Cecília, Irmãos de Rua Nossos Irmãos, Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, Sociedade Itatibense para o Bem Estar Social (SIBES) e Trilhas – Aprendizagem e Cidadania.

– PL 138/2022: institui gratificação mensal aos servidores designados para as funções de agente de contratação/pregoeiro e equipe de apoio em licitações no âmbito da Prefeitura Municipal de Itatiba.

O servidor perceberá, mensalmente, a gratificação equivalente a 80% da menor referência salarial em utilização pela Prefeitura aos designados para as funções de agente de contratação/ pregoeiro; e 30% da menor referência salarial em utilização pela Prefeitura aos designados para as funções de equipe de apoio.

– PL 140/2022: dispõe sobre a redução e o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Taxas, para o exercício de 2023.

O pagamento do IPTU poderá ser efetuado da seguinte forma: I – em parcela única, na primeira data de seu vencimento, com desconto de 5%; II – em seis parcelas iguais, mensais e sucessivas, no valor mínimo de R$ 40,00, cada uma, com vencimento da primeira na data prevista para a parcela única e com desconto de 3%; III – em 11 parcelas iguais, mensais e sucessivas, no valor mínimo de R$ 40,00 cada uma, com vencimento da primeira na data prevista para a parcela única e sem desconto.

As quatro matérias passam por primeiro turno de discussão e votação.

Projetos de vereadores

– PL 114/2022: de autoria do vereador Juninho Parodi (Avante), institui e inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Itatiba, a “Virada Inclusiva”.

O evento será realizado, anualmente, no dia 3 de dezembro – data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

– PL 134/2022: de autoria do vereador Ailton Fumachi (PL), dispõe sobre a denominação do Conjunto Arquitetônico existente na Praça Juliana Alexandre, no Palácio 1º de Novembro.

A matéria estabelece que o Conjunto Arquitetônico, formado pela cobertura e rampa de acesso ao Teatro Ralino Zambotto, o espelho d’água; e o conjunto paisagístico, existente na Praça ‘Juliana Alexandre’ do Palácio 1º de Novembro, passa a denominar-se “Complexo Paisagístico Miguel Reda”.

Ambas as iniciativas tramitam em segundo turno.

Acompanhe a Sessão

As Sessões são realizadas no Plenário Vereador Abílio Monte, localizado na Avenida Benedicto José Constantino, 100, Bairro do Engenho. Todos os munícipes estão convidados a participar. Aqueles que desejarem podem ainda acompanhar os trabalhos pelo site da Câmara Municipal (http://www.camaraitatiba.sp.gov.br/sessoes-ao-vivo/), YouTube (www.youtube.com/camaraitatiba), Facebook (https://www.facebook.com/camaraitatiba) ou ao vivo, pela ITV – canal 50.1 digital.