Parlamentares Jovens da Câmara se reúnem em 2ª Sessão Ordinária

Aconteceu na noite desta terça-feira (07) a 2ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba. Desta vez, a Sessão ocorreu no Plenário Vereador Abílio Monte seguindo o modelo de sessões oficiais realizadas na Câmara. Ainda na ocasião, ocorreu a inauguração da galeria do Parlamento, com cerimônia de descerramento da placa da 1ª Legislatura.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores Roberto Penteado, Juninho Parodi, Luciana Bernardo e Igor Húngaro; além da Secretária de Educação, Sueli Tuon; da Secretária Adjunta, Rosângela Lima; da Coordenadora Municipal dos Grêmios Estudantis, Elizabeth Tafarel; diretoras, coordenadoras, tutores e professores das escolas participantes do projeto.

Inauguração da Galeria do Parlamento Jovem

Precedendo à Sessão, foi realizada uma cerimônia simbólica de inauguração da galeria do Parlamento Jovem, próxima à galeria dos Presidentes. A placa da 1ª Legislatura do Parlamento Jovem recebe as fotos dos parlamentares que compuseram a Mesa Diretora durante o desenvolvimento do projeto, incluindo o nome de todos os alunos que fizeram parte desta primeira edição.

O descerramento da placa foi feito pelo presidente David Bueno junto à parlamentar eleita presidente desta edição, Laura Gimenez.

2ª Sessão Ordinária

Depois de aberta, a Sessão foi conduzida pela Mesa Diretora composta pela presidente Laura Gimenez de Moraes; vice-presidente Maynara Rosa Silva; e 1º Secretária Tayna Gabrieli Tito de Souza.

Os jovens deliberaram sobre sete requerimentos e 15 indicações, protocoladas por eles em conjunto com suas escolas. Todas as propostas receberam parecer favorável e são relacionadas a temas como educação, manutenção das escolas, com foco secundário na melhoria das suas ruas e bairros.

No horário destinado ao tema livre, o parlamentar Daniel Augusto de Morais Silva fez uso da palavra. “Agradeço pelas solicitações feitas anteriormente que foram atendidas, referente à troca de lâmpadas na Avenida Vicente Catalani. E, gostaria de ressaltar a importância de uma solicitação feita aqui hoje para a repavimentação da Travessa Joaquim Pires de Toledo, com o intuito de evitar alagamentos, acidentes e prejuízos nos comércios, creches, escolas e casas localizadas ali que, em outras ocasiões, acabou trazendo muitos prejuízos para os carros que ficam nas ruas”, comentou o parlamentar jovem.

A primeira Sessão do Parlamento Jovem foi realizada em 31 de julho, quando os estudantes foram empossados, elegeram a Mesa Diretora e realizaram a primeira fase dos trabalhos. Na noite de ontem, os jovens encerraram a primeira edição do projeto, fechando um ciclo de quatro meses dos alunos dentro do Poder Legislativo.

“Este projeto é de suma importância para todos nós, oferecendo aos jovens a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o funcionamento Legislativo. A prática da política é constante e é importante dominar essa habilidade, especialmente para vocês, que têm a astúcia de perceber questões que, muitas vezes, passam despercebidas por nós. Trazer esses pontos para discussão e ação neste espaço é fundamental para que possamos unir esforços na resolução dos desafios que nossa sociedade enfrenta”, ressaltou o presidente David Bueno.

O que é o Parlamento Jovem

Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, o decreto legislativo 01/2023 teve como propósito implementar o programa na Câmara, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores.

Na ocasião, os jovens participantes receberam informações sobre o papel dos legisladores, como são feitas as leis e como as políticas públicas são desenvolvidas com suporte do setor Legislativo desta Casa. O Parlamento Jovem é um programa educacional e de cidadania que permite que os estudantes compreendam como as decisões que impactam suas comunidades são tomadas, encorajando-os a participar ativamente do processo democrático e a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados.

Conheça os Parlamentares de 2023

Sophia Barbosa Giovaneli

Tayna Gabrieli Tito de Souza

Tiago Santos de Jesus Silva